Mix de farinhas sem glúten que funciona!

Um pão sem glúten gostoso e macio começa aqui.

Salve, Salve! Tudo bem?

Se você já tentou fazer pão sem glúten e saiu solado, massudo ou sem gosto, muito provavelmente o problema foi a farinha ou o mix de farinhas. Mas tem jeito de ser diferente, e vamos ver isso juntos agora.

Prazer, sou o Chef Marcelo Horta e já formei milhares de alunos em panificação saudável…

E agora você vai entender comigo a importância de fazer um Mix de farinhas corretamente e ainda, com uma surpresa no final.

Vem comigo!

Afinal, por que fazer a mistura de farinhas sem glúten se eu posso usar só uma?


A verdade é que você ate pode. Mas é praticamente impossível uma única farinha sem glúten que dê estrutura, liga, maciez, leveza, elasticidade e outras características como a farinha de trigo dá.

Por isso, você precisa fazer uma combinação de cada farinha sem glúten para que possa fazer a substituição corretamente e a sua preparação sair sem erros.

E entendendo que cada farinha tem uma função é onde está a mágica por trás dos pães sem glúten.

Vamos a 2 exemplos:

Um brioche. O que pensa? Em um pão extremamente fofinho, certo? Então você precisa de muita farinha que te dê muita maciez e leveza.

Já o pão francês, você pensa em um pão com casquinha, um formato super característico dele. Então você vai pensar em farinhas que dão estrutura para que mantenha o formato quando estiver modelado.

E o Mix de farinhas pronto, aquele do saquinho? Eu já usei ele e o meu pão não saiu como eu queria, além de ter pagado caro… Tem algum problema com ele?

O Mix de farinhas industrializado funciona sim, mas apenas para 1 tipo de pão, que é o pão de forma, um pão mais genérico.

Ele tem as proporções definidas, por isso, ele não funciona para qualquer tipo de preparação.

E como disse lá em cima sobre o brioche e o pão francês, você precisa ajustar as farinhas de acordo com o que você irá preparar para que não dê erro.

Entende a importância de saber como fazer uma mistura correta para não gerar desperdícios e frustração? 

O que eu queria deixar claro nesse artigo é que você precisa entender a função de cada farinha sem glúten para ter o mix perfeito para o pão que você quer preparar.

No final, vou te dar a chance (de graça) de participar de uma aula onde mostro quais as farinhas mais comuns para estrutura, maciez, sabor, e vai ficar craque nisso.

Eu sempre faço questão de mostrar o princípio para meus alunos terem liberdade de criar suas próprias receitas, ajustar o que precisa ser ajustado e ter bons resultados.

Ah, e como prometido, vou te dar a surpresa que eu disse lá em cima!

Um mix de farinhas sem glúten para você mesma fazer aí da sua casa que eu mais uso! 

PS: Como eu disse, cada pão pede um mix um pouco ajustado, mas esse aqui é um belo de um coringa para quem está começando nessa arte.

Então, anote aí:

Para cada 1 kg do mix de farinha sem glúten, você vai precisar de:

✅ 500g de farinha de arroz

✅ 350g de fécula de batata

✅ 140g de polvilho doce

✅ 10g de goma xantana

Gostou de saber sobre o Mix de farinhas e ainda receber um presente assim no final?

Então eu quero te fazer um convite para um evento que será 100% Gratuito, Online, sem Enrolação e que você vai descobrir muito mais sobre farinhas sem glúten e poder transformar a sua saúde.

No Evento Semana do Pão Sem Glúten, você descobrirá os segredos para acertar seu pão de primeira, como fazer pães sem glúten saborosos e saudáveis, aulas práticas onde faremos juntos ao vivo e em cores e ainda, surpresas incríveis, como esse Mix de farinhas!

Você não tem nada a perder.

E para você não perder nada desse evento incrível, aperte aqui no botão abaixo e faça seu cadastro, é de graça!

Compartilhe
Lista de e-mail

Se inscreva na minha lista de e-mail e receba conteúdos exclusivos e novidades em primeira mão

Marcelo Horta - todos os direitos reservados