Segredos para sua família ter uma alimentação mais saudável.

Você já parou para pensar que mudar a alimentação da sua família pode ser o primeiro passo para uma vida mais saudável e feliz? Vem comigo que hoje eu vou te contar os segredos para sua família ter uma alimentação mais saudável.

Salve, salve! Tudo bem?

Sou Marcelo Horta, formado pela renomada escola de gastronomia Le Cordon Bleu e especialista em criar experiências culinárias que não são apenas deliciosas, mas também promovem saúde e bem-estar. 

Chamo isso de alimentação anti-inflamatória, um caminho para viver muitos anos e viver bem. 

E hoje, você vai descobrir os segredos para sua família ter uma alimentação mais saudável, sem abrir mão do sabor.

Ah, e se você preferir assistir em vídeo esse material, é só apertar aqui embaixo e aproveitar.

Meu objetivo é tornar a alimentação saudável acessível, mostrando que é possível criar diversos e deliciosos pratos sem glúten, leite ou açúcar, sem sacrificar o sabor ou gastar uma fortuna. 

E eu te convido a ir junto comigo nessa jornada de transformação alimentar. Bora lá?

Antes de tudo, você precisa saber que adaptar a alimentação da família não se resume apenas a mudar o que está no prato, mas também a mudar nosso olhar e pensar sobre a comida. 

1- Vamos começar com o básico: entender o que o nosso corpo realmente precisa.

Não se trata de abrir mão do que amamos, mas sim de encontrar alternativas saudáveis que sejam igualmente satisfatórias.

Você explorar a fermentação natural sem glúten, que não só é possível, mas também incrivelmente saborosa. O trigo pode ser substituído por farinhas sem glúten, mantendo a estrutura, maciez e o sabor que tanto apreciamos. 

2- Adaptar não é apenas sobre o que retiramos, mas também sobre o que adicionamos. 

Você pode enriquecer a sua dieta com mais nutrientes e sabores.

Na panificação sem glúten, você pode usar combinações de farinhas como farinha de amêndoa, farinha de coco e farinha de Teff, que não só dão uma excelente textura, mas também adicionam sabores únicos às suas preparações.

Para a confeitaria, você pode usar adoçantes naturais como mel, xarope de agave ou estévia, combinados com leites vegetais e gorduras saudáveis, para criar doces deliciosos que todos vão apreciar.

Também tem as sementes, nozes e outras oleaginosas que vão, além de aumentar o valor nutricional, trazer texturas novas.

Ah, e não podemos esquecer das frutas, né? Ricas em fibras e vitaminas, são perfeitas para dar aquele toque especial nas receitas. 

3- Planeje as refeições.

Dedique um tempo no seu final de semana para definir um cardápio ou até mesmo, começar a preparar.

Você pode, por exemplo, preparar pães sem glúten prontos para a semana toda e até congelar eles. Isso facilita e muito a rotina. 

Envolver a família, principalmente as crianças, nesse processo é essencial. Você pode mostrar a elas uma lista de receitas saudáveis e explicar os benefícios dos ingredientes, podendo aumentar o interesse delas por alimentos saudáveis.

Mas claro, se for chamar as crianças, esteja sempre do lado delas para não acontecer nenhum acidente, combinado?

4- Ao preparar as refeições, torne eles um evento familiar pelo menos 1 vez na semana.

Cozinhar juntos não só ajuda a desenvolver habilidades culinárias nas crianças, mas também fortalece os laços familiares. Cada membro da família pode contribuir de alguma forma, desde medir e misturar os ingredientes até montar a receita.

Mas lembre-se que a mudança não acontece da noite para o dia. É uma jornada, e com pequenos passos você fazer uma grande diferença na saúde da sua família. 

E claro que todas essas sugestões que eu dei dependem da sua realidade familiar. 

Se essas dicas não se aplicam a você, não se preocupe. Você pode adaptá-las às suas necessidades. 

E por fim, aqui vai uma última dica para terminarmos essa matéria de segredos para sua família ter uma alimentação mais saudável.

5- Aprenda a usar e para que servem os ingredientes para se livrar daquelas receitas engessadas.

O conhecimento é libertador, e quando você entende como a culinária funciona, vai ter a liberdade para criar suas próprias receitas.

Espero que esses segredos para sua família ter uma alimentação mais saudável te inspirem a fazer mudanças positivas na forma como você, e sua família, se alimentam. 

Mas agora, você quer aprender ainda mais sobre alimentação saudável sem glúten e ainda, como transformar a sua forma de cozinhar, convido você a conhecer a Comunidade tribo sem glúten!

Nesta Comunidade, você terá acesso a aulas AO VIVO exclusivas comigo, receitas inéditas, dicas práticas e muito mais para te ajudar a ter uma vida saudável e principalmente, sem abrir mão do sabor, livre do glúten.

Faça parte dessa comunidade, que escolhe todos os dias melhorar o bem-estar e a qualidade de vida deles e de suas famílias, apertando aqui embaixo.

Um abraço,

Chef Marcelo Horta.

Marcelo Horta - todos os direitos reservados