Eu não sei você, mas eu adoro um bom desafio!
Certo dia ouvi em um restaurante o questionamento sobre o porquê de ninguém fazer profiteroles sem glúten. Aquela sobremesa parecida com as famosas carolinas… Mas de origem francesa.
Então, seu desejo é uma ordem! Aceitei o desafio, e o resultado foi incrível.
E agora, chegou a hora de te revelar esse segredo…
Vou te ensinar a fazer uma autêntica pâte a choux, aquela famosa massa de bomba que é levemente crocante, mas derrete na boca.
E uma coisa muito legal sobre essa massa é que, sendo uma massa neutra, você pode fazer, tanto pratos doces, como pratos salgados.
Ele é perfeito para ser consumido na hora cafezinho da tarde, em uma festinha de aniversário ou, apenas, para comer junto com quem você ama.
Salve, salve! Tudo bem?
Sou o Chef Marcelo Horta e já formei mais de 25 mil alunos em panificação saudável e sou professor de gastronomia saudável.
E agora, você vai descobrir como fazer Profiteroles maravilhosos sem glúten!
Ah, e se você quer ver em vídeo o passo a passo completo dessa receita, é só apertar aqui embaixo e aproveitar.
Bora lá?
Ingredientes da massa
✔ 60g de farinha de arroz
✔ 30g de polvilho doce
✔ 80g de leite (eu uso o leite vegetal)
✔ 70g de água
✔ 1 pitada de sal
✔ 1 pitada de açúcar
✔ 50g de gordura (usei ghee)
✔ 1 pitada de goma xantana
✔ 4 ovos
Ingredientes do recheio
✔ 100g de creme de arroz
✔ 200g de chocolate 70% da Chocolife (ou 200g de creme de avelã Loov)
Para 100g de creme de arroz, use 200g de chocolate 70%.
(Ah! Caso não tenha problema com leite, pode ser com creme de leite mais adequado para você.)
Ingredientes da cobertura
✔ 150g de chocolate 70% da Chocolife
Modo de preparo
1. Comece misturando os secos (farinha de arroz, polvilho doce e goma xantana), deixe reservado e coloque os líquidos na panela para ferver.
O processo da pâte a choux é um processo muito parecido com o de uma massa de coxinha, massa de salgados. A gente leva primeiro os líquidos, depois agrega os secos e vai mexer até essa massa engrossar no fogo e ganhar consistência.
2. Com os líquidos fervendo, adicione todos os secos e mexa até engrossar, igualzinho a uma massa de salgadinho. O fogo continua ligado, diminua um pouco a temperatura, e continue mexendo até que a massa fique bem lisinha e desgrude do fundo da panela. Isso vai levar aproximadamente 5 minutos.
O grande segredo da Pâte Choux é a adição de ovos. Ovos vão deixar a massa levinha e oca por dentro! Ficar oca por dentro é super importante para que a gente consiga rechear.
Então, o grande segredo dessa massa é, após ela esfriar, você começar a acrescentar 1 ovo por vez. E não precisa se desesperar se começar a parecer que a massa está desandando, basta continuar mexendo! Confia no processo que vai dar certo.
3. É interessante inserir os ovos com a massa morna, mais para fria, se não você vai acabar coagulando/cozinhando os ovos. Se você tem uma batedeira, com um batedor raquete ou globo, você pode e deve usar para fazer essa massa.
4. O ponto dessa massa é bem molinho, é como se fosse um purê de batatas feito para uma criança. A massa tem que estar bem molinha para que infle no forno.
Se essa massa estiver dura, não existe a chance de você conseguir produzir o buraco oco dentro da massa que você precisa para colocar o recheio.
5. Transfira a massa para um saco de confeiteiro. Caso não tenha um saco de confeiteiro, você pode utilizar um saco plástico novo e limpo! Basta rechear e cortar o biquinho. Com a ajuda do saco, espalhe os profiteroles na forma em pequenas porções. No meu caso, forrei o meu tabuleiro com uma folha de silicone.
6. Agora você deve assar em forno médio a 160°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.
7. Pegue os ingredientes do recheio e coloque em uma panela, misture bem em fogo baixo até virar um creme. Após isso, transfira para um recipiente com bico para poder fazer um pequeno furo nos profiteroles e injetar o recheio no espaço vazio.
8. Para a cobertura, pegue o chocolate separado e derreta. Molhe a ponta dos profiteroles e está pronto!
Agora é só servir para sua família, amigos e deixar todo mundo de queixo caído. Ah, e aposto que se você não falar que é sem glúten, ninguém vai descobrir.
Gostou de saber como fazer essa receita maravilhosa e quer descobrir outras preparações deliciosas sem glúten, sem leite e sem açúcar?
Eu tenho uma Comunidade Online onde dou aulas ao vivo a cada quinze dias e você tem acesso a receitas inéditas, como chocotone trufado, esfiha, bolos, pastel, hambúrguer e muuuito mais.
São mais de 30 receitas, todas sem glúten, saudáveis e gostosas.
Para saber mais, é só apertar aqui embaixo que eu te conto tudo. ⬇