Se você é fã de bolo de banana, mas procura por uma versão mais saudável e para comer sem culpa, você está no lugar certo! Hoje, você vai ver como fazer um bolo de banana sem glúten, fofinho e delicioso, com zero leite e zero açúcar.
Salve, salve! Tudo bem?
Meu nome é Marcelo Horta, chef e especialista em alimentação saudável, anti-inflamatória, sem glúten e sem leite e já formei mais de 25 mil alunos em panificação saudável.
Sou embaixador da Acelbra (associação de celíacos do Brasil, RJ) e também sou proprietário da marca NaOrigem e da Cozinha Crunch, a mais tradicional panificadora sem glúten do RJ.
E agora, você vai ver todo o passo a passo de como fazer um bolo de banana sem glúten fofinho e delicioso!
Ah, e se você quer ver em vídeo o passo a passo completo dessa receita incrível, é só apertar aqui embaixo e aproveitar.
Ingredientes para o Bolo de Banana
✔3 bananas (Eu usei prata, mas pode ser a banana que preferir);
✔1 xícara de leite vegetal;
✔1 e 1/2 xícara de adoçante;
✔3 ovos;
✔1 colher (sopa) rasa de fermento químico;
✔3 colheres (sopa) de gordura;
✔1 pitada de sal;
✔2 xícaras do meu mix sem glúten especial para bolos (receita logo abaixo);
✔ Canela a gosto;
✔ Essência de baunilha (opcional).
Ingredientes para o Mix de farinhas especial.
Para cada 1kg de Mix sem glúten, você vai precisar de:
✔500g de farinha de arroz;
✔350g de fécula de batata;
✔140g de polvilho doce;
✔10g de goma xantana;
✔100g de farinha de amêndoas;
Como fazer essa delícia?
1- Comece caramelizando o adoçante. É só colocar no fogo baixo e esperar ele formar uma calda de cor âmbar.
E já vou aproveitar para te indicar um baita adoçante. O Keto, da Ingredientes Online.
Além de ele caramelizar, o que antes não era possível, ele não deixa aquele retrogosto de adoçante e ainda, você pode usar na mesma proporção do açúcar!
Não é incrível? É só ir no site deles (https://www.ingredientesonline.com.br/), colocar o meu cupom de desconto MARCELOHORTA e aproveitar. Mas agora continua comigo e vai comprar depois que terminar de ler aqui, combinado?
2- Agora, enquanto o adoçante vai caramelizando, corte as bananas em tiras, ou em rodelas, se preferir, e coloque elas em uma forma.
3- Quando o adoçante chegar no ponto, é só despejar na forma onde estão as bananas.
4- Em seguida, vamos ao preparo da massa. Comece fazendo o mix de farinhas. É só misturar a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho doce e a farinha de amêndoas. Reserve.
Se você me segue há um tempo, deve ter percebido que o Mix de farinhas que eu usei aqui foi um pouco diferente. Isso porque a querida Mamma me deu a sugestão de adicionar farinha de amêndoas neste Mix. Sabe o motivo?
A farinha de amêndoas possui mais gordura, mas uma gordura boa, low carb e que vai ajudar a trazer mais maciez para o bolo.
5- Antes de seguir com as próximas etapas, misture a gordura com a goma xantana.
Eu usei gordura de palma, mas você pode usar qualquer gordura na mesma quantidade.
6- Agora, separe as gemas das claras e bata, somente as claras, até chegar no ponto de clara em neve. Reserve.
7- Em seguida, pegue as gemas, o adoçante, e bata bem até formar uma mistura homogênea.
Se você optar por colocar a essência, é nesse momento que você vai adicionar.
8- Enquanto bate, coloque o leite vegetal, e quando espumar, incorpore a gordura, que já vai estar misturada com a goma xantana, e a canela.
9- Agora, atenção. Enquanto estiver batendo a massa, você vai adicionar o mix de farinhas aos poucos, ficando sempre de olho para não passar do ponto.
A quantidade que te passei é mais ou menos, então coloque sempre de pouquinho em pouquinho até chegar no ponto, que é aquela massa que não é tão líquida e que escorre da colher.
Ela pode parecer meio dura e pesada, mas você vai ver como ela vai ficar leve depois de incorporar as claras.
10- Deu o ponto? Adicione o sal, o fermento químico e misture.
11- E neste momento, é hora de incorporar as claras. Aqui tem um segredinho, que é você pegar de colher em colher, e quando for misturar, faça movimentos de baixo para cima.
Você vai dar voltas na massa, sempre de baixo para cima. Mas quando for fazer o movimento para cima, de subir, você precisa ir para o meio da massa e então subir.
Essa é uma técnica para você incorporar leveza na massa. Se você simplesmente bater, vai deixar o bolo pesado.
12- Depois de fazer esse movimento e com toda a clara em neve, é só transferir toda essa massa para sua forma com as bananas caramelizadas.
13- Com o forno pré-aquecido a 180°C, leve o seu bolo de banana para assar por aproximadamente 45 minutos, ou fazendo o bom e velho teste do palito – até seu palito sair seco.
E aqui, vai algumas dicas para você evitar que um bolo fique solado!
- Não fique abrindo a porta do forno enquanto o bolo estiver assando.
- Sabe aquelas formas de pudim? Elas são excelentes para evitar que o bolo sole, pois elas têm uma distribuição melhor de calor.
14- Bolo assado? Hora de desenformar. E aqui vai uma dica de ouro! Desenforme ele quente porque se não, o caramelo vai endurecer e vai grudar demais.
➡ Se você preferir saborear esse bolo de banana sem glúten fofinho e delicioso assim, é só preparar um cafezinho e aproveitar!
15- Mas se você quiser deixar ainda melhor, aqui vai uma última dica.
➡ Em uma panela, coloque adoçante e água, na mesma quantidade, uma pitada de canela, e deixe reduzir até ficar grossinho como um mel.
E então, é só despejar um pouco em cima do bolo quentinho na hora que você for servir.
Agora você tem em mãos uma receita deliciosa e saudável de bolo de banana sem glúten fofinha para saborear em qualquer momento do dia.
Gostou de aprender esse bolo? Por fim, se você quer aprender mais receitas saudáveis, deliciosas, sem glúten, sem leite e sem açúcar, venha conhecer a Comunidade Tribo sem Glúten.
Lá você vai ter acesso a aulas AO VIVO EXCLUSIVAS comigo, conhecimento que vai transformar a forma como você cozinha, segredos que ninguém te conta, e muito mais! Tudo para tornar a sua vida mais saudável sem abrir mão do sabor.
Para saber mais e fazer parte da maior e mais ativa comunidade saudável da internet, aperta aqui embaixo que eu garanto que você vai amar.
Um abraço,