Pastel de forno saudável e saboroso.

Se você adora pastel, mas está em busca de uma opção mais saudável, que não pese na consciência e ainda seja sem glúten e sem leite, você vai amar esta receita de Pastel de forno saudável e saboroso! 

A massa é à base de batata-doce que traz muito sabor, nutrição e uma textura incrível. Além de tudo, o preparo é simples e o resultado, irresistível!

Aliás, ele é perfeito para aquele lanchinho da tarde, para levar na marmita ou até mesmo, para servir em uma festinha – ninguém vai acreditar que é saudável! Até sua nutricionista vai aprovar! 

E o melhor de tudo é que, mesmo que você não tenha muita experiência na cozinha, o preparo é simples, prático e descomplicado. Por isso, no artigo de hoje, eu vou te mostrar o passo a passo completo!

Mas antes… Salve, salve! Tudo bem?

Meu nome é Marcelo Horta, sou chef e especialista em alimentação saudável, anti-inflamatória, sem glúten e sem leite. Ao longo da minha trajetória, já formei mais de 40 mil alunos em panificação saudável.

Atualmente, sou embaixador da Acelbra (Associação de Celíacos do Brasil, RJ) e também sou proprietário da marca NaOrigem e da Cozinha Crunch, a mais tradicional panificadora sem glúten do RJ.

E agora, você vai ver todo o passo a passo de como fazer um Pastel de forno saudável e saboroso, que além de ser fácil e rápido de fazer, vai surpreender qualquer um!

Ah, e caso você prefira, também tem a versão em vídeo com o passo a passo completo dessa receita incrível — é só apertar aqui embaixo e aproveitar.

Ingredientes para o Pastel de forno saudável e saboroso

Para fazer a Massa

  • 500g de batata-doce cozida e amassada (de preferência assada para reduzir a umidade);
  • 2 xícaras do mix de farinha sem glúten (veja receita abaixo);
  • 2 colheres de sopa de azeite ou outra gordura saudável;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino;
  • 1 colher de chá de páprica defumada;
  • 1/2 colher de chá de açafrão-da-terra (cúrcuma).

Aqui, importante: as quantidades de batata-doce e de mix de farinha são aproximadas. E por quê?

Porque dependendo de como a batata absorveu água, ou o quão úmida ela está, você vai precisar de mais ou menos Mix de farinhas. 

  • Isso também pode ser influenciado pela marca das farinhas e até se onde você mora é mais úmido. 

Mix de Farinha Sem Glúten

Esse mix substitui a farinha de trigo e garante a textura ideal da massa. Para cada 1kg de mix sem glúten, você vai precisar de: 

  • 500g de farinha de arroz;
  • 350g de fécula de batata;
  • 140g de polvilho doce;
  • 10g de goma xantana.

Basta misturar tudo, guardar num pote fechado e está pronto!

Recheio Sugerido

  • 1 xícara de frango desfiado;
  • 1/2 xícara de cajupiry (requeijão vegetal) ou outro queijo vegano;
  • 1/4 de xícara de azeitonas picadas (opcional);
  • 1 colher de chá de orégano;
  • Pode ser substituído por carne moída, palmito, cogumelos ou outro recheio de sua preferência.

Eu usei um recheio de frango com Cajupiry, mas se não tiver, pode ser molho de tomate, qualquer outro queijo vegetal ou até mesmo, leite vegetal engrossado no fogo com amido de milho. Use a criatividade. 

  • O importante é que tenha um elemento de liga, para juntar com o frango ou outra substituição.

Como fazer essa delícia saudável?

1- Primeiramente, comece assando as batatas.

Dessa forma, ela vai cozinhar no próprio líquido da batata, fazendo com que você precise de menos farinha, o que vai resultar em mais sabor.

2- Enquanto elas assam, já deixe o seu recheio preparado e reserve.

3- Com as batatas assadas, amasse todas elas em um bowl, e em seguida, adicione o azeite, o sal, a pimenta, a páprica, o açafrão e misture muito bem com as mãos. 

Aqui, se você pensa em oferecer para mais pessoas ou até, quem sabe, vender, use luvas. 

Além disso, preciso te lembrar que o tempero vai muito do seu gosto. Use sua criatividade, mas recomendo muito que use o açafrão, um poderoso antioxidante. Ele vai trazer cor, e também deixar os pastéis mais saudáveis. 

4- Então, quando você chegar no ponto de pirê, vá adicionando o Mix de farinhas aos poucos.

Você precisa ir sentindo o ponto da massa. Ela precisa ser sequinha, mas não pode ser massuda, muito enfarinhada. 

Normalmente, os salgados tradicionais, com farinha de trigo, você precisa cozinhar a massa na panela. Com essa massa sem glúten, não é preciso.

5- Sabe aquela massa de modelar que as crianças amam? Quando chegar nesse ponto, é porque já está na hora de modelar. 

Antes de seguir, prove e veja como está de sal. 

E se fosse uma massa de trigo cru, você passaria mal, estufado e com gases, mas isso não vai acontecer com essa mistura.

6- Provou e ajustou o sal? Então é hora de modelar! Abra a massa o mais fininho que conseguir, corte em círculos (pode ser com copo ou pires) e recheie.

Para que você abra a massa bem e sem ficar grudando, recomendo que você coloque um saco plástico novo na bancada, coloque a massa, mais um saco em cima e por fim, abra delicadamente a massa com um rolo ou garrafa.

E se no caminho você ganhar confiança, pode abrir a massa sem os sacos. O segredo é não fazer muita pressão no rolo, se não a massa gruda.

Isso vale para toda massa sem glúten, porque o que dá muita elasticidade para uma massa é o glúten, mas como aqui não tem, você precisa trabalhar na leveza, com delicadeza. 

  • E importante: aqui você pode ficar com vontade de sair enfarinhando a massa, mas você precisa resistir e não pode fazer isso. Quando você faz isso, no final vai ficar com gosto de farinha.

7- Assim que terminar de modelar, e aqui é opcional, pincele uma gema por cima dos pastéis e se quiser, finalize com gergelim.

Você pode colocar queijo vegetal ralado, orégano, pimenta, chia e se quiser deixar mais douradinho como o queijo parmesão e com uma carinha crocante, pode colocar farinha de amêndoas. 

8- Por fim, sele as bordas do pastel com um garfo e leve para o forno a 180°C, entre 15 a 20 minutos, ou até ficar douradinho. 

E agora, é só chamar a família toda para saborear esse pastel de forno saudável e saboroso – e o melhor: com a aprovação da sua nutri, viu? Pode comer sem culpa!

Aliás, aqui vai mais uma dica: esse salgado é super versátil: depois de modelado, você pode congelar, assar ou até fritar. Inclusive, ele fica ótimo na AirFryer — crocante por fora, macio por dentro, do jeitinho que a gente gosta. 

Gostou de descobrir como fazer esse pastel de forno saudável e saboroso?

Então agora, imagina ter acesso a novas receitas como essa todo mês, preparadas ao vivo comigo, em um ambiente onde todo mundo compartilha o mesmo objetivo: viver com mais leveza, sabor e saúde — sem glúten, sem leite e com muito prazer.

Essa é a proposta da Comunidade Tribo Sem Glúten.

Um espaço acolhedor onde você:

  • Aprende receitas de forma prática, simples, e feitas com ingredientes acessíveis;
  • Tem acesso a inúmeras receitas doces, salgadas, tudo SEM glúten e SEM leite e algumas sem açúcar;
  • Participa de encontros ao vivo comigo, pra aprender, tirar dúvidas e se inspirar;
  • Compartilha suas conquistas com quem está vivendo a mesma transformação que você;
  • Ganha liberdade para adaptar as receitas à sua realidade.

E o melhor: é totalmente sem risco. Você entra, tem 7 dias para experimentar e, se não for pra você, pode cancelar — sem complicação. Mas, sinceramente? Tenho certeza de que você vai amar.

Para que você conheça a Comunidade Tribo Sem Glúten e descobrir como é possível comer bem, de forma gostosa e viver leve, aperta no botão abaixo:

Um forte abraço.

Chef Marcelo Horta.

Marcelo Horta - todos os direitos reservados