Coxinha sem glúten cremosa, deliciosa e simples de fazer!

Imagine saborear uma coxinha irresistível, com aquela casquinha crocante por fora e um recheio cremoso e suculento por dentro, sem precisar se preocupar se vai passar mal depois ou em comer com culpa! Pois é exatamente isso que eu vou te ensinar hoje: coxinha sem glúten cremosa, deliciosa e simples de fazer!

Seja para comer na hora do lanche da tarde com as crianças, surpreender os amigos e a família em uma festa ou até mesmo para vender, essa receita é simplesmente perfeita. 

E o melhor de tudo? Além de ser assada na AirFryer e super saudável, você pode usar a sua criatividade para deixar ainda mais gostosa!

Se você é como eu e acredita que comida gostosa e saudável podem (e devem) andar juntas, então essa receita é para você. Vamos juntos preparar essa maravilha?

Mas antes… Salve, salve! Tudo bem?

Meu nome é Marcelo Horta, sou chef e especialista em alimentação saudável, anti-inflamatória, sem glúten e sem leite. Ao longo da minha trajetória, já formei mais de 35 mil alunos em panificação saudável.

Atualmente, sou embaixador da Acelbra (Associação de Celíacos do Brasil, RJ) e também sou proprietário da marca NaOrigem e da Cozinha Crunch, a mais tradicional panificadora sem glúten do RJ.

E agora, você vai ver todo o passo a passo de como fazer uma coxinha sem glúten cremosa, deliciosa e simples de fazer, com uma massa super macia por dentro e crocante por fora!

Ah, e caso você queira ver em vídeo o passo a passo completo dessa receita incrível, é só apertar aqui embaixo e aproveitar.

Ingredientes para a coxinha sem glúten cremosa, deliciosa e simples de fazer!

Você vai precisar para o caldo de legumes:

  • 1 litro de água;
  • 1 cebola branca;
  • ½ cenoura;
  • ½ talo de salsão;

Para que você faça o Mix especial de coxinha:

  • 100g de farinha de arroz;
  • 60g de amido de milho;
  • Polvilho doce (o quanto baste para dar o ponto);
  • 1 colher de goma xantana.

Já para a massa:

  • 1 tubérculo cozido (inhame ou batata-doce são mais saudáveis, mas pode usar batata asterix);
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 colher (chá) de páprica defumada (opcional);
  • 1 colher (chá) de açafrão (opcional);
  • 2 colheres (sopa) de azeite.

Para o recheio:

  • 1 xícara de frango cozido e desfiado;
  • ½ xícara de cajupiry (opção de queijo vegetal).

Para o empanado:

  • 2 ovos batidos (ou substitua por leite vegetal, ou caldo de legumes/mirepoix);
  • Farinha de linhaça, farinha de amêndoas ou gergelim para empanar.

E antes de irmos para o modo de preparo, preciso te contar alguns segredos para essa receita ficar perfeita. Mas não se preocupe, isso não significa que ela seja complicada, ok?

Para que esta massa fique ainda melhor, vamos trazer carboidratos de qualidade para essa coxinha. Por isso, vamos usar a batata Asterix.

Você pode estar se perguntando: precisa ser essa? Eu acho melhor, porque ela tem uma concentração maior de amido, o que na prática significa que você vai usar menos farinha, pois ela absorve menos água – no fim, resultando em uma coxinha melhor e mais saudável!

Se você for fazer com batata inglesa, aquela amarelinha do mercado, você vai precisar de mais farinha para dar ponto na massa. 

Ah, e se quiser que ela fique ainda mais rica em nutrientes, você pode trocar por outro tubérculo, como, por exemplo, a batata-doce, a mandioca…ou o que a sua criatividade mandar! 

Agora, bora para o modo de preparo!

1- Antes de tudo, cozinhe o frango junto com o Mirepoix, ou caldo de legumes caseiro.

2- Em seguida, cozinhe as batatas Asterix sem a casca até ficar macia. Em seguida, amasse elas ainda quente e então pese 500g para usar – precisa ser depois do cozimento. 

Duas coisas.

Se você quiser trazer ainda mais sabor, você pode cozinhar as batatas junto com o frango, isso vai deixar ainda mais deliciosa.

E a segunda é que a cada 500g de batata, você vai precisar de 200g do Mirepoix.

3- Agora, em uma panela, coloque as batatas amassadas, um pouco do caldo de legumes, sal, páprica, e coloque aos poucos o mix de farinhas, com o fogo ainda desligado.

O segredo aqui é chegar no ponto, mas usando a menor quantidade possível de farinha – como referência, use 100g do Mix de farinhas pra começar.

4- Então, quando você ver que ela está desgrudando da panela e um pouco mais firme, coloque para cozinhar em fogo médio e de preferência, em uma panela antiaderente. 

Você vai perceber que a massa está cozida pela cor mais escura.

5- A massa ficou toda da mesma cor? Então deixe esfriar e reserve.

Mesmo depois de fria, se ainda estiver muito mole, coloque na geladeira com papel-filme em contato com a massa. Isso vai fazer com que o amido endureça, facilitando a modelagem.

6- Enquanto a massa esfria, desfie o frango.

7- Logo em seguida, vamos para a modelagem! Se você for vender, é bom que você pese para ter uma certa padronização. 

Se quiser um tamanho de uma coxinha de lanchonete, 80g de massa fica perfeito.

8- Com a mão untada de gordura, molde a massa, recheie como preferir e feche delicadamente. 

Você pode rechear apenas com o frango, mas também pode usar sua criatividade. Eu, por exemplo, adoro colocar cajupiry antes do frango – isso deixa o recheio ainda mais cremoso!

E não se preocupe se suas coxinhas não ficarem lisinhas ou idênticas. No momento em que for empanar, todas as imperfeições desaparecem.

9- Logo depois, é só empanar. Coloque a coxinha no líquido e em seguida, na farinha.

Você pode ficar à vontade para usar sua criatividade pra empanar de formas diferentes: com farinha de linhaça, gergelim, nuts…

Ah, e essa dica é ótima! Se você quiser uma coxinha super crocante por fora, empane duas vezes.

10- Por fim, é só levar para a AirFryer para serem assadas a 200 °C por aproximadamente 15 minutos.

Ficou com a ponta dourada? Está pronta!

Agora é só aproveitar essa coxinha sem glúten cremosa, deliciosa e simples de fazer sem culpa! Essa receita vai te surpreender e todo mundo da família!

E então? Gostou de aprender a fazer essa Coxinha sem glúten cremosa, deliciosa e simples de fazer? 

Mas agora, se você quer aprender mais receitas saudáveis, deliciosas, sem glúten, sem leite e algumas sem açúcar, você precisa conhecer a Comunidade Tribo sem Glúten. 

Lá, você vai ter aulas AO VIVO EXCLUSIVAS comigo, acesso a segredos que ninguém te conta que transformam a sua forma de cozinhar, mais de 90 receitas que você não encontra por aí na internet, e muito mais! Tudo para tornar a sua vida mais saudável sem abrir mão do sabor.

Para que você descubra mais e faça parte da maior e mais ativa comunidade saudável da internet, aperta aqui embaixo que eu garanto que você vai amar.

Até a próxima.

Um abraço, 

Chef Marcelo Horta.

Compartilhe
Últimos posts

Está chegando o evento: 2025 seu ano sem glúten 

Clique no botão abaixo e saiba mais:

Nova aula liberada 

Aperte no botão abaixo para assistir:

Super combo de páscoa disponível

Clique no botão abaixo

📅 08/04 a 13/04 - AO VIVO e GRATUITO 

cadastre-se no meu evento gratuito

Clique no botão abaixo para participar

Marcelo Horta - todos os direitos reservados