Se você acha que para comer um empadão com aquela massa que derrete na boca é preciso usar farinha de trigo, esse empadão sem glúten delicioso vai te provar o contrário.
Hoje eu vim aqui hoje para te desafiar: faça essa receita na sua casa, sirva para a sua família, mas não conte para ninguém que é saudável. Vamos ver se alguém consegue descobrir que não tem glúten!
Essa é aquela receita que ninguém acredita que é feita sem ingredientes inflamatórios. Ela fica com uma textura perfeita, um recheio extremamente suculento e é ideal para aquele almoço de domingo ou até para que você garanta uma renda extra, já que é uma opção muito econômica e lucrativa.
Inegavelmente, você vai se surpreender com a praticidade e com o resultado final. É o tipo de comida que abraça a gente, trazendo todo o sabor da culinária tradicional, mas cuidando da sua saúde em cada mordida.
Mas antes… Salve, salve! Tudo bem?
Meu nome é Marcelo Horta, sou chef e especialista em alimentação saudável, anti-inflamatória, sem glúten e sem leite.
Sou proprietário da Cozinha Crunch e da marca NaOrigem, ambas no Rio de Janeiro, além de mentor da Comunidade Tribo Sem Glúten, que já reúne mais de 40 mil alunos e apaixonados por comida deliciosa que cuida da saúde.
Sou também embaixador da Acelbra-RJ (Associação de Celíacos do Brasil), padeiro avançado formado pelo SENAC e Le Cordon Bleu, e nunca parei de estudar: já fiz gastronomia, química, TI, administração… e atualmente estou cursando nutrição.
E agora, você vai ver como fazer um bolo de maçã de frigideira irresistível e saudável que é zero glúten, zero leite e zero açúcar!
Aliás, caso você prefira, também tem a versão em vídeo te mostrando como preparar essa delícia, é só apertar aqui embaixo e aproveitar.
Empadão sem glúten delicioso
Ingredientes
- 2 peitos de frango;
- 150g molho de tomate;
- 500g do meu mix sem glúten (receita logo abaixo);
- 3 ovos;
- 150g de gordura (azeite ou óleo da sua preferência);
- 240g de água (1 xícara – referência);
- 1 colher de sopa de maisena + 1 xícara de água (ou leite vegetal) – ele se chama slurry;
- Sal a gosto.
Para que você faça 1kg de mix sem glúten, você vai precisar de:
- 500g de farinha de arroz;
- 350g de fécula de batata;
- 140g de polvilho doce;
- 10g de goma xantana.
Basta misturar tudo, guardar num pote fechado e seu Mix de farinhas está pronto! Ah, e nem precisa colocar na geladeira!
Como fazer esse empadão maravilhoso?
1. Antes de mais nada, comece cozinhando os peitos de frango e desfie eles.
2. Então, descongele o seu molho de tomate na panela.
3. Em seguida, prepare o slurry, que é basicamente misturar 1 colher de sopa de maisena com 1 xícara de água.
Na gastronomia é muito usada como espessante e é ele que vai deixar o seu creme super cremoso.
4. Logo depois, coloque na panela os peitos de frango, o molho de tomate e vá mexendo em fogo baixo até misturar tudo muito bem.
5. Em seguida, adicione o slurry e mexa até desgrudar do fundo da panela, que como já te falei, vai virar um creme delicioso.
6. Enquanto vai engrossando, ajuste o sal e a pimenta.
7. Então, enquanto o recheio esfria, vamos para a massa. Em uma tigela, coloque o mix de farinhas, os ovos, a gordura, o sal e misture bem.
Aqui, se você quiser, pode temperar com pimenta também.
8. Logo após você misturar bem, é hora de dar o ponto colocando a água, sempre aos poucos.
Aqui, você pode usar a água do cozimento do frango também, se quiser.
O ponto da massa é quando ela ficar quebradiça, sem estar muito molhada, mas que você consiga juntar.
9. Então, abra a massa, e você pode fazer isso da seguinte maneira. Coloque um plástico na mesa, coloque a massa e por cima, outro plástico. E então, é só abrir até ficar fininha, com meio centímetro de espessura.
10. Transfira a massa aberta para uma forma, que não precisa estar untada, pois a massa tem bastante gordura, e então é só rechear.
Você pode colocar, em cima do recheio, um requeijão vegetal para que fique ainda melhor – recomendo o cajupiry que eu já ensinei apertando aqui. Depois dá uma olhada.
11. Então, abra mais um pouco de massa para fazer a “tampa” do empadão e retire o excesso da massa.
12. Em seguida, com um garfo, faça furinhos para o vapor sair e não rachar o empadão.
13. Logo após isso, pegue 1 ovo, ou somente uma gema, misture e pincele em cima do empadão.
14. Por fim, leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 30 minutos, ou até ficar bem douradinho.
E pronto! Com uma cor incrível e um aroma que vai perfumar a casa inteira, esse empadão é a prova definitiva de que comer de forma saudável não significa abrir mão dos clássicos que a gente tanto ama.
Gostou de aprender a fazer esse empadão sem glúten delicioso?
Agora, se você quer parar de depender da sorte e aprender a cozinhar com técnica, segurança e muito sabor, eu te convido para entrar na minha Comunidade Tribo Sem Glúten.
Lá dentro, eu ensino muito além de receitas; eu entrego o conhecimento que liberta. Você vai entender exatamente como substituir o trigo e o leite em qualquer preparação, mantendo a textura e o prazer de comer.
- Além de mais de 130 receitas já gravadas, você terá acesso a aulas ao vivo comigo e a um ambiente de colaboração com milhares de alunos que buscam o mesmo objetivo: viver sem inflamação, sem glúten e com muita saúde comendo o que ama.
Aperte no botão abaixo para conhecer a Comunidade Tribo Sem Glúten e transformar a sua alimentação agora mesmo:
Te espero lá,
Um forte abraço,



