Uma receita de pão, por favor.

Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos

IMG_2816

Receita de Focaccia com Alecrim e Sal grosso de fermentação natural

INGREDIENTES

  • 500g de farinha de trigo
  • 350g de água gelada
  • 150g de fermento natural
  • 25g de azeite
  • 10g de sal

MODO DE PREPARO
Antes de preparar a receita, não se esqueça de alimentar seu fermento natural.

Passo 1: misture a farinha com a água gelada para fazer a autólise por pelo menos 20 minutos na geladeira.

Passo 2: coloque a massa gelada na vasilha da batedeira, acrescente o Levain e bata a massa com batedor em forma de gancho por 4 minutos. Acrescente o sal e continue batendo por mais 3 minutos. A massa começará a ganhar mais força a medida que as cadeias de glúten vão se desenvolvendo. Ao colocar a água a massa costuma ficar mais mole, mas à medida que você sova, ela vai se reestruturando novamente. Acrescente o azeite. Sove por mais alguns minutos até completar pelo menos 12 minutos.

Passo 3: deixe a massa descansar por 30 minutos numa forma de vidro ou alguma vasilha plástica. Faça dobras na massa a cada 30 minutos, por 2 horas, totalizando 4 dobras. Isso ajudará a fortalecer ainda mais sua massa e o glúten. É dessa força que precisamos.

Passo 4: após as dobras, transfira a massa para uma assadeira, cubra com plástico-filme e leve para fermentação na geladeira por 12 horas. Deixe o tempo suficiente para sua massa crescer até a borda, se necessário tire a massa da geladeira e deixe crescendo em temperatura ambiente.

Passo 5: massa fermentada e crescida, é hora de mergulhar os dedos, pressionando a focaccia para liberar um pouco do ar. As bolhas começam a se formar nesse momento! Para os dedos não grudarem na massa, molhe os dedos em água fria antes de pressionar.

Para finalizar a passa, salpique alecrim fresco e sal grosso, por fim regue a massa com um fio de azeite

Assar em forno alto (250ºC) por aproximadamente 45 minutos ou até que a massa esteja bem douradinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *