Bolo de Maçã com Canela

Que tal um bolo de Maçã com canela delicioso, macio e que ao morder você sente pedaços da maçã desmanchando na sua boca? 

O melhor de tudo? Sem Glúten, sem Leite e que não perde em nada em relação ao Bolo tradicional.

Salve, Salve! Tudo bem?

Sou o Chef Marcelo Horta e já formei milhares de alunos em panificação saudável e agora você vai aprender o passo a passo comigo a fazer essa delícia de Bolo de Maçã com canela sem glúten.

E eu não sei você, mas eu sou louco por canela!!! Bora lá?

Ingredientes:

✅ 100g de fécula de batata

✅ 30g de polvilho doce

✅ 100g de farinha de arroz

✅ 90g de óleo (Eu usei o óleo de côco, mas pode ser a gordura que você quiser.)

✅ 1g de goma xantana

✅ 2g de canela em pó

✅ 13 g de fermento químico em pó

✅ 100 g de castanha de caju picada

✅ 150g de açúcar mascavo (Mas pode usar o açúcar que você quiser.)

✅ 5 ovos

✅ 4 maçãs pequenas

E se você estiver chegando agora no mundo dos sem glúten e sem leite, pode acabar achando muitos ingredientes estranhos.

Mas a fécula de batata, farinha de arroz e polvilho substituem a farinha de trigo.

Já a goma xantana substitui o glúten.

E tanto a gordura quanto o açúcar ficam a seu critério. Você pode usar o tipo de gordura e de açúcar que você quiser.

Dica! Algumas balanças caseiras simplesmente não conseguem pesar quantidades muito pequenas, como é o caso das quantidades de goma xantana e de canela. Nesse caso, você usa uma pitadinha. Uma pitadinha é o que você pega com 3 dedinhos (o indicador, o do meio e o polegar)

Modo de preparo:

1 – Para começar, misture bem a goma xantana na gordura até tudo ficar bem dissolvido. 

2 – Logo em seguida, tire a casca de 3 maçãs (mas não descarte elas, deixe reservado) e fatie as maçãs para que fiquem bem fininhas. A semente e o caule podem sim ser descartados. 

(Uma boa dica ao estar fatiando as maçãs para que não escureçam, é espremer um limão em cima delas.)

3 – Já a 4° maçã você vai cortar em pedaços maiores e juntar com as cascas de maçãs reservadas e colocar tudo no liquidificador. E lá adicione todos os ovos, a goma xantana dissolvida com a gordura e por fim, o açúcar.

4 – Vá batendo e se achar que está muito difícil de bater, desligue o liquidificador, misture um pouco com uma colher e ligue novamente. E vai repetindo isso até bater tudo e que fique homogênea. Ficou homogênea? Reserve.

(É justamente a goma xantana que faz com que fique difícil de bater no liquidificador. Mas ela é fundamental para a receita dar certo.)

5 – Em um bowl, misture os secos. A fécula de batata, o polvilho doce, farinha de arroz e a canela.

6 – Agora, junte tudo o que bateu no liquidificador nos secos e misture delicadamente. Pode ser feito na batedeira, usando o batedor raquete. Mas eu mesmo prefiro misturar na mão para não perder o ar que foi incorporado pelo liquidificador.

7 – Nesse momento, ligue o forno a 180° para que fique pré- aquecido.

8 – Adicione o fermento e misture. Logo em seguida, incorpore a castanha. (se achar que será demais a quantidade de castanhas, pode reduzir.)

9 – E por último, acrescente as maçãs e misture delicadamente.

(E uma ótima dica para que o bolo não fique solado é usar a forma com um furo ou um cone no meio, pois dessa forma ele distribui melhor o calor para todo o bolo.)

10 – Unte ela com a gordura da sua preferência e polvilhe com uma mistura de açúcar com canela para deixar o bolo crocante.

11 – Então, transfira toda a massa para a forma untada e para distribuir bem a massa, use um pincel molhado, pois com isso você não danifica a estrutura da massa e nem deixa ela ressecada.

12 – Deixe no forno por cerca de 40 minutos a 180°, mas não se baseie somente no tempo. Faça o velho e bom teste do palito, onde você enfia um palito na massa e se ele sair limpinho, significa que o bolo está assado.

(Desenforme ainda morninho.)

13 – Para finalizar, polvilhe mais açúcar e canela por cima.

Agora, é só se deliciar com esse Bolo de Maçã com Canela sem glúten e sem leite.

Gostou? Então compartilhe com todos os seus amigos que amam um bolo delicioso e ainda por cima, saudável.

E que tal além de um bolo desses ter pão francês sem glúten todo dia aí na sua casa? Então conheça o curso de Pão Francês e Baguete sem glúten e veja como entrar por menos de 15 reais por mês…

Compartilhe
Lista de e-mail

Se inscreva na minha lista de e-mail e receba conteúdos exclusivos e novidades em primeira mão

Marcelo Horta - todos os direitos reservados