5 dicas pra nunca mais errar um pão

Eu sei que muita gente fica insegura na hora de ingressar no mundo da panificação artesanal, então resolvi escrever umas dicas pra você já entrar com o pé direito:

1)     Nada de farinha chique – pão tem que ser feito com qualquer farinha. Quem aprende a fazer pão com farinha importada erra o pão quando precisa usar outra marca.

2)    Essa tal alta hidratação – tem gente que afoga a farinha em água achando que o resultado será um pão superior, aí o pão vira um disco voador. O segredo é conhecer a farinha e usar a quantidade de água certa.

3)     Que fermento usar? – Se você já se apaixonou pela fermentação natural, tá aí a dica. Use o levain, o fermento feito em casa. Quem aprende a fazer o fermento já está na metade do caminho pra fazer pães incríveis.

4)     Pare de sofrer com a Internet – Tem um monte de gente ensinando dificuldade. Querem que você acredite que fazer pão é algo de outro mundo… Pra que??? Pra te oferecer uma solução mirabolante, corre disso.

5)     Fazer pão tem que ser leve, divertido – Pense como seus pais e avós faziam pão… Será que eles usavam utensílios chiques e farinha importada? Pra fazer pão você só precisa se envolver com a massa, sentir e aproveitar o processo.

Bora se apaixonar?

Se você quer conteúdo diário de panificação artesanal é só me seguir no meu perfil do Instagram @chef.marcelohorta

Compartilhe
Lista de e-mail

Se inscreva na minha lista de e-mail e receba conteúdos exclusivos e novidades em primeira mão

Marcelo Horta - todos os direitos reservados

Preencha seus dados para garantir sua pré-matrícula

Preencha seu e-mail abaixo para entrar no grupo vip