Eu sei que muita gente fica insegura na hora de ingressar no mundo da panificação artesanal, então resolvi escrever umas dicas pra você já entrar com o pé direito:
1) Nada de farinha chique – pão tem que ser feito com qualquer farinha. Quem aprende a fazer pão com farinha importada erra o pão quando precisa usar outra marca.
2) Essa tal alta hidratação – tem gente que afoga a farinha em água achando que o resultado será um pão superior, aí o pão vira um disco voador. O segredo é conhecer a farinha e usar a quantidade de água certa.
3) Que fermento usar? – Se você já se apaixonou pela fermentação natural, tá aí a dica. Use o levain, o fermento feito em casa. Quem aprende a fazer o fermento já está na metade do caminho pra fazer pães incríveis.
4) Pare de sofrer com a Internet – Tem um monte de gente ensinando dificuldade. Querem que você acredite que fazer pão é algo de outro mundo… Pra que??? Pra te oferecer uma solução mirabolante, corre disso.
5) Fazer pão tem que ser leve, divertido – Pense como seus pais e avós faziam pão… Será que eles usavam utensílios chiques e farinha importada? Pra fazer pão você só precisa se envolver com a massa, sentir e aproveitar o processo.
Bora se apaixonar?
Se você quer conteúdo diário de panificação artesanal é só me seguir no meu perfil do Instagram @chef.marcelohorta